sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DICAS PARA SE FAZER UMA BOA PROVA

Bom dia caros estudantes!!!

Pensando que já estamos bem pertinho de nos submetermos à avaliação do ENEM, postamos algumas dicas que não são uma receita pronta pra se seguir à risco, mas irão ajudar a você quando estiver no momento da prova.

Como fazer uma boa prova?

Existem muitos textos que buscam “ensinar” como fazer uma boa prova seletiva. Alguns muito bons, outros nem tanto. Acreditamos que estes que consideramos “nem tanto” tenham sido bons apenas para seus criadores, ou ao menos não serviram para nós. Na verdade, cada um tem seu ritmo e seu método para fazer uma prova. Por isso, para fazer uma boa prova a primeira questão é: CONHECER.

Vamos tentar colocar aqui um método que consultamos sobre como fazer provas que achamos interessante e esperamos que ele que possa ajudar você no momento da prova do ENEM.

Quando chegar na prova, procure fazer uma leitura superficial antes de começar a responder as questões. Repita o processo uma ou duas vezes. Isso vai dizer a seu cérebro: estamos numa prova. E no que você vai lendo as questões, os assuntos vão à tona. Você passa o olho numa questão de aquisição, seu cérebro vai tentar organizar as informações que você guarda sobre esse assunto. Identificar possíveis falhas gráficas, que devem ser comunicadas imediatamente aos fiscais de sala a fim de trocar a prova.Vale ressaltar que devemos tomar alguns cuidados como:
  • Identificar as questões fáceis, complexas e difíceis.
  • sempre começar a prova com as questões fáceis, depois as complexas, por último as difíceis.
  • Nunca deixar de responder a questão.
Vamos às Questões
  • As questões fáceis a gente acerta sem esforço.
  • Se tiver questão que você considera fácil e erra, está na hora de rever os seus conceitos.

As complexas, é preciso analisar

  • Nossa dica é criar um raciocínio para responder a questão.
  • A questão trata sobre A cores primárias Ora, eu sei que as cores primárias são respectivamente vermelho, amarelo e azul. Então, qualquer pergunta que envolva isso terá que estar de acordo com meu entendimento deste assunto.
Acredite no que você estudou
  • Isso facilita a eliminação de que chamamos de alternativas absurdas. A maioria das questões traz 3 alternativas absurdas, e 2 para confundir o candidato. E não é raro termos que marcar “a mais correta” diante da impossibilidade de dizer qual das duas está errada. Por isso, quando tiver que responder uma questão complexa crie uma linha de raciocínio com base no que você estudou sobre aquele assunto e acredite no que você estudou. As chances de você estar certo são grandes.
Deixe as questões difíceis por último e leia atentamente seu enunciado
  • As questões difíceis deixaremos por último e dedicaremos o resto de nossas unhas a elas. Às vezes a resposta está em um detalhe no próprio enunciado, como o famoso “marque a questão incorreta”.

SEJA CONSCIENTE !!!

Pois imaginemos a situação comum:

O sujeito sai da prova dizendo que achou a prova fácil, que acertou pelo menos 60 questões.

  • Aí quando confere o gabarito, vê que não chegou nem em 40. O que houve? O sujeito estudou errado(ou não estudou) e não tinha sequer noção do que estava respondendo.
  • É por isso que a gente sempre escuta pessoas que saem da prova dizendo que foi fácil e nem sequer encontra seus nomes no diário oficial.
  • Já se você fez a prova consciente, e diz: pelas minhas contas, acertei 60. Quando confere o gabarito, acertou 58. O que você tem estudado está fazendo você acertar as questões que caem na prova sobre os assuntos que você tem se dedicado.
  • Essas diferenças podem ter sido erros, como na hora de passar para o gabarito oficial, ou mesmo um erro de raciocínio de última hora.
  • Mas nestes casos você vai corrigir facilmente, e vai poder direcionar os seus estudos para os assuntos das questões que você não soube responder.

“Lembrando que conhecer o conteúdo ainda é a melhor alternativa para ter sucesso em provas”.

Esperamos que possam fazer proveito dessas dicas que ressaltamos, não é uma receita pronta para se fazer uma boa prova mas sem dúvida pode ser uma ferramenta norteadora para o estudante que pretende se submeter a uma prova seja ela em quaisquer áreas do conhecimento.

Boa sorte!!!

Fábio Costa





Nenhum comentário:

Postar um comentário