A Oficina de Iniciação em Teoria Musical é um projeto elaborado pelo professor Fábio Costa, da disciplina de Arte e Educação, modalidade semipresencial, com a iniciativa de dar continuidade ao processo de inserir o ensino de Música na escola, como rege a lei Lei Nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de agosto de 2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, e torna obrigatório o ensino de Música nas escolas, sejam elas particulares ou públicas.
Vale salientar que além do que foi acima citado a Música traz para nossos alunos uma oportunidade de se cultualizar através não só da prática musical, mas, como também da observação, audição e pesquisa, pois a atividade musical melhora a coordenação motora e o raciocínio lógico, bem como incentiva a melhoria do censo crítico.
Na área social o projeto está contribuindo para uma melhor qualidade de ensino para os alunos de Arte e Educação da escola, pois estaremos através do ensino da Música, promovendo uma reflexão com o objetivo de tornar os alunos seres mais sensíveis, éticos e estéticos capazes de não só compreenderem a Música, mas também se tornarem seres críticos capazes de através de seus atos modificarem o meio em que vivem.
Na área técnico-profissional o projeto em foco está sendo de suma importância, pois através das aulas de prática de conjunto e teoria musical os alunos poderão descobrir o enorme campo profissional que a Música pode proporcionar, pois são inúmeras as profissões que um músico profissional pode exercer.
O projeto teve início em março de 2011 e encerará em novembro do mesmo ano e podemos adiantar que 70% dos participantes já estão conseguindo ler Música, isto é tocarem utilizando a partitura, o que nos deixa felizes, pois os estudantes não tinham noção alguma de leitura musical.
Fábio Costa
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