segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Encerramento da Oficina de Prática de Conjunto - Novembro de 2010




Encerram-se no mês de novembro do ano de 2010 as atividades da Oficina de Prática de Conjunto, projeto idealizado pelo professor Fábio costa, da disciplina de Arte e Educação com o objetivo de estudar o contexto da música no decorrer da história e o impacto das composições na realidade das pessoas.

O projeto iniciou com um estudo onde os alunos pesquisavam sobre as composições a serem executadas, ou seja, analisavam todo o contexto histórico da época em que as musicas tinham sido compostas, qual a intenção do autor dentre outros tópicos.

Após a pesquisa os alunos apresentavam as composições que tinham pesquisado e através de debate as canções eram analisadas e se utilizavam critérios como qualidade da rima, métrica, letra, arranjos dentre outros.

Na terceira e última parte do projeto os alunos escolheram dentre as canções analisadas, algumas para apresentarem na ocasião do encerramento do projeto. Vale ressaltar que tivemos a participação e colaboração das professoras Alciene Rocha e Rosana, que lecionam na modalidade Educação Especial pois alguns alunos com necessidade especial faziam parte do projeto dentre eles Andrezinho, Conceição, e Adiltom.

A solenidade de encerramento realizou-se nas dependências da escola CEJA - Frei José Ademir de Almeida contando com a presença do Núcleo Gestor da escola representado pela diretora Neila Rosana Barros Lima e pela Coordenadora escolar Clair da Silva Teixeira, contamos também com a presença da professora Dorinha representando a Crede 07.

Ficamos muito felizes com a realização do projeto, principalmente por estarmos contribuindo para inserir o ensino de música na escola e proporcionando momentos de interação e pesquisa aos nossos alunos.

Fábio Costa

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto: A Educação Biocêntrica trabalhando a Auto-Estima e Resgatando Valores dos alunos de Arte e Educação e Nivelamento do CEJA

Em breve informações sobre o Projeto! Aguardem!

Professora de Artes: Carmem Jaira

OFICINA DE INICIAÇÃO EM TEORIA MUSICAL ENCERRA-SE EM NOVEMBRO DE 2011

A Oficina de Iniciação em Teoria Musical é um projeto elaborado pelo professor Fábio Costa, da disciplina de Arte e Educação, modalidade semipresencial, com a iniciativa de dar continuidade ao processo de inserir o ensino de Música na escola, como rege a lei Lei Nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União no dia 19 de agosto de 2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, e torna obrigatório o ensino de Música nas escolas, sejam elas particulares ou públicas.

Vale salientar que além do que foi acima citado a Música traz para nossos alunos uma oportunidade de se cultualizar através não só da prática musical, mas, como também da observação, audição e pesquisa, pois a atividade musical melhora a coordenação motora e o raciocínio lógico, bem como incentiva a melhoria do censo crítico.

Na área social o projeto está contribuindo para uma melhor qualidade de ensino para os alunos de Arte e Educação da escola, pois estaremos através do ensino da Música, promovendo uma reflexão com o objetivo de tornar os alunos seres mais sensíveis, éticos e estéticos capazes de não só compreenderem a Música, mas também se tornarem seres críticos capazes de através de seus atos modificarem o meio em que vivem.

Na área técnico-profissional o projeto em foco está sendo de suma importância, pois através das aulas de prática de conjunto e teoria musical os alunos poderão descobrir o enorme campo profissional que a Música pode proporcionar, pois são inúmeras as profissões que um músico profissional pode exercer.

O projeto teve início em março de 2011 e encerará em novembro do mesmo ano e podemos adiantar que 70% dos participantes já estão conseguindo ler Música, isto é tocarem utilizando a partitura, o que nos deixa felizes, pois os estudantes não tinham noção alguma de leitura musical.

Fábio Costa

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DICAS PARA SE FAZER UMA BOA PROVA

Bom dia caros estudantes!!!

Pensando que já estamos bem pertinho de nos submetermos à avaliação do ENEM, postamos algumas dicas que não são uma receita pronta pra se seguir à risco, mas irão ajudar a você quando estiver no momento da prova.

Como fazer uma boa prova?

Existem muitos textos que buscam “ensinar” como fazer uma boa prova seletiva. Alguns muito bons, outros nem tanto. Acreditamos que estes que consideramos “nem tanto” tenham sido bons apenas para seus criadores, ou ao menos não serviram para nós. Na verdade, cada um tem seu ritmo e seu método para fazer uma prova. Por isso, para fazer uma boa prova a primeira questão é: CONHECER.

Vamos tentar colocar aqui um método que consultamos sobre como fazer provas que achamos interessante e esperamos que ele que possa ajudar você no momento da prova do ENEM.

Quando chegar na prova, procure fazer uma leitura superficial antes de começar a responder as questões. Repita o processo uma ou duas vezes. Isso vai dizer a seu cérebro: estamos numa prova. E no que você vai lendo as questões, os assuntos vão à tona. Você passa o olho numa questão de aquisição, seu cérebro vai tentar organizar as informações que você guarda sobre esse assunto. Identificar possíveis falhas gráficas, que devem ser comunicadas imediatamente aos fiscais de sala a fim de trocar a prova.Vale ressaltar que devemos tomar alguns cuidados como:
  • Identificar as questões fáceis, complexas e difíceis.
  • sempre começar a prova com as questões fáceis, depois as complexas, por último as difíceis.
  • Nunca deixar de responder a questão.
Vamos às Questões
  • As questões fáceis a gente acerta sem esforço.
  • Se tiver questão que você considera fácil e erra, está na hora de rever os seus conceitos.

As complexas, é preciso analisar

  • Nossa dica é criar um raciocínio para responder a questão.
  • A questão trata sobre A cores primárias Ora, eu sei que as cores primárias são respectivamente vermelho, amarelo e azul. Então, qualquer pergunta que envolva isso terá que estar de acordo com meu entendimento deste assunto.
Acredite no que você estudou
  • Isso facilita a eliminação de que chamamos de alternativas absurdas. A maioria das questões traz 3 alternativas absurdas, e 2 para confundir o candidato. E não é raro termos que marcar “a mais correta” diante da impossibilidade de dizer qual das duas está errada. Por isso, quando tiver que responder uma questão complexa crie uma linha de raciocínio com base no que você estudou sobre aquele assunto e acredite no que você estudou. As chances de você estar certo são grandes.
Deixe as questões difíceis por último e leia atentamente seu enunciado
  • As questões difíceis deixaremos por último e dedicaremos o resto de nossas unhas a elas. Às vezes a resposta está em um detalhe no próprio enunciado, como o famoso “marque a questão incorreta”.

SEJA CONSCIENTE !!!

Pois imaginemos a situação comum:

O sujeito sai da prova dizendo que achou a prova fácil, que acertou pelo menos 60 questões.

  • Aí quando confere o gabarito, vê que não chegou nem em 40. O que houve? O sujeito estudou errado(ou não estudou) e não tinha sequer noção do que estava respondendo.
  • É por isso que a gente sempre escuta pessoas que saem da prova dizendo que foi fácil e nem sequer encontra seus nomes no diário oficial.
  • Já se você fez a prova consciente, e diz: pelas minhas contas, acertei 60. Quando confere o gabarito, acertou 58. O que você tem estudado está fazendo você acertar as questões que caem na prova sobre os assuntos que você tem se dedicado.
  • Essas diferenças podem ter sido erros, como na hora de passar para o gabarito oficial, ou mesmo um erro de raciocínio de última hora.
  • Mas nestes casos você vai corrigir facilmente, e vai poder direcionar os seus estudos para os assuntos das questões que você não soube responder.

“Lembrando que conhecer o conteúdo ainda é a melhor alternativa para ter sucesso em provas”.

Esperamos que possam fazer proveito dessas dicas que ressaltamos, não é uma receita pronta para se fazer uma boa prova mas sem dúvida pode ser uma ferramenta norteadora para o estudante que pretende se submeter a uma prova seja ela em quaisquer áreas do conhecimento.

Boa sorte!!!

Fábio Costa